O Porto de Bridgetown, administrado pela Barbados Port Inc. (BPI), é um porto marítimo com serviço completo, localizado na capital de Barbados. Seu terminal marítimo opera todas as principais categorias de carga, incluindo contêineres; carga a granel líquida, sólida, fracionada; e veículos. Cerca de 95% dos produtos consumidos na ilha passam pelo porto.
“Somos apaixonados pelo que fazemos; é isso que move a equipe e nos inspira a servir nossos clientes com excelência”, declara Ian. “Nossa localização estratégica aliada ao nosso foco em eficiência, confiabilidade e atendimento exemplar ao cliente nos coloca como ponto focal na região, e ganhamos inúmeros prêmios de Porto do Ano da Caribbean Shipping Association, para provar isso”, continua. “É claro que nosso equipamento de última geração desempenha um papel fundamental em nosso sucesso contínuo. Eu conheço a Kalmar desde os tempos de mecânico aprendiz, ou seja, estou há mais de três décadas trabalhando com essas máquinas!”

Crescendo diante dos desafios

Embora a pandemia da COVID-19 tenha tido um enorme impacto na indústria marítima, Ian faz questão de enfatizar que ele e sua equipe também viram muitos pontos positivos. “Os prazos se tornaram incertos, e a maioria dos nossos planos de médio e longo prazo rapidamente se tornaram questões críticas que precisavam de atenção mais imediata”, destaca.

“Implementamos diversos sistemas digitais que nos permitem prestar um excelente serviço aos clientes, mesmo quando eles não podem comparecer pessoalmente ao porto. Independentemente da COVID, nossas motivações continuam as mesmas: nosso foco primeiro e principal é a satisfação do cliente. Nossa visão é ser o hub marítimo mais inovador e ecológico do mundo até 2030. Para alcançar essa meta ambiciosa, precisamos reduzir nossa pegada de carbono, o que significa usar equipamentos híbridos ou totalmente elétricos, adotar processos inovadores e automação e acompanhar de perto nossas eficiências e como otimizar nossas operações em diversas áreas”, explica Ian.

Ian resume em termos simples o motivo de sua organização confiar nos equipamentos e serviços da Kalmar já há tanto tempo: “É uma questão de custo-benefício. Procuramos adquirir equipamentos de ponta, que tenham sinergia com a nossa marca e direção estratégica, e que tenham um forte suporte do fabricante.”

Kalmar – o coração da frota

O primeiro Straddle Carrier da Kalmar chegou ao Porto de Bridgetown em 1985, e a frota atual possui um total de nove dessas máquinas. “ A primeira máquina ainda está em ótima condição de trabalho depois de 36 anos”, diz Ian com um sorriso. No final de 2020, a frota de equipamentos do Porto foi ampliada com dois Straddle Carriers híbridos da Kalmar e quatro empilhadeiras totalmente elétricas como parte de um programa de investimento de capital para modernizar e aumentar a competitividade e tornar as operações mais ecológicas.

“Sempre que fazemos novos investimentos, buscamos agregar valor ao nosso negócio. Com a Kalmar olhamos além da etiqueta do preço — escolhemos continuar com eles pela excelente qualidade de suas soluções”, destaca Ian. “Precisamos de um fornecedor com o qual tenhamos facilidade de comunicação e que tenha investido em serviços, especialmente peças e serviços logísticos associados, devido à nossa localização geográfica.”

"Com a Kalmar olhamos além da etiqueta do preço — escolhemos continuar com eles pela excelente qualidade de suas soluções"

Para garantir que as operações sejam compatíveis futuramente, todos os novos Straddle Carriers da Kalmar comprados pela BPI estão prontos para automação e a organização está investigando a melhor forma de aproveitar a oferta de serviços digitais da Kalmar – por exemplo, como parte do sistema operacional do terminal – para ajudar a otimizar o uso dos equipamentos.

Desempenho eletrizante

As empilhadeiras elétricas da Kalmar têm ajudado imensamente nossos operadores. A cabine é um ambiente de trabalho confortável e tranquilo, as máquinas têm excelente velocidade e agilidade, e sua confiabilidade é muito maior em comparação com outras máquinas hidráulicas a diesel”, explica Ian. “E, claro, elas reduzem nossos custos operacionais eliminando o custo do combustível.” As empilhadeiras serão usadas em operações com carga a granel para movimentar cargas como aço, cimento e madeira.

Quanto aos novos Straddle Carriers híbridos da Kalmar, muitas das mesmas vantagens se aplicam, segundo Ian: “Os Straddle Carriers são confortáveis, ágeis e muito mais benéficos para o meio ambiente. Eu ouço muitos comentários positivos, principalmente sobre como as máquinas são silenciosas.”

Johnny Medranda, Gerente de Vendas para América Central e Caribe na Kalmar, concorda: “Mudar para Straddle Carriers híbridos reduz consideravelmente os custos de combustível, um fator-chave em um mercado como Barbados, onde o combustível importado do exterior é caro. Isso também pode transformar o desempenho no quesito sustentabilidade de um terminal, economizando até 50 toneladas de emissões de CO2 por máquina ao ano”, ressalta.

Luigi Vergara, Representante de Vendas para América Central e Caribe na Kalmar, continua: “Nossas empilhadeiras elétricas apresentam o mesmo nível de desempenho que as potentes máquinas a diesel, mas sem emissões, ruídos ou vibrações.. Elas incluem um sistema de diagnóstico que economiza tempo e nossa cabine EGO que é totalmente ajustável e ergonômica. Temos orgulho de poder dizer que elas são as primeiras empilhadeiras para serviços pesados movidas eletricamente em um terminal de contêineres na América Latina.”

“A equipe da Kalmar construiu um excelente relacionamento com Ian e sua equipe, e nossos especialistas em serviços estão sempre disponíveis para oferecer todo o suporte à Barbados Port Inc. em qualquer caso que precisarem.”, conclui Johnny.

Um futuro brilhante pela frente

As inovações digitais e os complementos inovadores para sistemas e equipamentos terão um papel importante no futuro da Barbados Port Inc. – um futuro no qual a Kalmar é indicada para atuar fortemente.

“Estamos muito interessados em ver como as mais recentes inovações digitais de ponta da Kalmar podem nos ajudar a ajustar e otimizar nossas operações futuramente, no que diz respeito a equipamentos da Kalmar e de outros clientes. Os próximos grandes passos serão iniciar nossa jornada de automação com a ajuda da Kalmar e integrar todos os nossos equipamentos em nosso sistema operacional do terminal. Essa integração nos dará uma visão geral em tempo real dos principais parâmetros, como consumo de combustível, status do equipamento, desempenho do operador, entre outros. Este é o futuro do nosso terminal, e estamos prontos para dar nossos primeiros passos em direção a esse futuro, em parceria com a Kalmar.”