Mr Salvador Sánchez Garza

A IPM Altamira, localizada no estado de Tamaulipas no nordeste do México, iniciou suas operações em 1996. A frota de equipamentos do terminal atualmente inclui três portêineres (ship-to-shore) e 11 RTGs Kalmar, bem como várias soluções de equipamentos móveis incluindo terminal tractors, reachstackers e empilhadeiras. 


A IPM foi fundada em resposta à iniciativa de reorganização de portos do Governo Federal Mexicano. “Tive a sorte de participar do processo de modernização quando o México assinou o acordo de comércio NAFTA com o Canadá e os Estados Unidos,” explica Salvador Sánchez Garza.

“Naquela época as operações portuárias no México estavam bastante subdesenvolvidas, mas a reorganização abriu acesso a novos mercados e possibilitou que obtivéssemos um progresso significativo. Desenvolvemos Altamira do nada, e ainda temos muito espaço para expandir. Hoje o nosso principal mercado é a Europa e temos indústrias como as de plásticos, petroquímicas e fabricantes de veículos importando matéria-prima e peças para o porto e exportando bens intermediários e terminados,” ele continua. “A IPM está comprometida em tornar-se uma operadora portuária global e em alcançar os altos padrões de qualidade, serviço e produtividade que os nossos clientes esperam.”

Ações bem planejadas para mitigar riscos

Hoje a IPM Altamira é um terminal multi-propósito manuseando carga em geral e contêineres. O terminal recebeu seus primeiros equipamentos Kalmar – empilhadeiras, depois RTGs – em 2005 e 2008, respectivamente. Assim como em qualquer outra grande operação industrial, Altamira não ficou imune aos impactos da pandemia do Covid-19. “Temos planos sólidos estabelecidos para nos ajudarem a resolver esses desafios, inclusive dando acompanhamento aos empregados que tenham notificado que apresentam sintomas e fazendo testes em domicílio para nos ajudar a identificar casos,” diz Salvador. “Temos caminhões de todo o país passando pelo nosso terminal, o que certamente torna as coisas difíceis, mas até agora pudemos manter o problema sob controle.”

No futuro próximo, a IPM pretende introduzir um grau de automatização aos equipamentos e processos operacionais em Altamira, e deu os primeiros passos em 2019 com três RTGs Kalmar, os quais incluem o sistema Kalmar SmartPort de assistência ao operador.Os RTGs da Kalmar foram provados no campo por aproximadamente 40 anos e são conhecidos por sua confiabilidade e produtividade por operadores portuários ao redor do mundo.

Uma relação especial  

Salvador atribui a maior importância ao excelente suporte de serviço que a IPM recebe da Kalmar desde que as duas organizações começaram sua colaboração: “O suporte e serviço pós-venda que recebemos da Kalmar sempre foram de primeira classe e este é um fator importante quando tomamos decisões sobre investimento em novos equipamentos para assegurarmos o futuro da IPM ao procurarmos expandir.”


“Desejamos expandir esse relacionamento com a adição de um engenheiro de manutenção local da Kalmar para dar suporte aos nossos próprios técnicos, com procedimentos de manutenção preventiva para nossos RTGs e STSs Kalmar,” continua Salvador.  “Estamos muito interessados em explorar as nossas opções com respeito a contratos de serviço e especialmente à otimização dos nossos estoques de peças e tenho certeza de que a Kalmar fará parte dessas discussões daqui em diante..” 


“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe da IPM para identificarmos como oferecer-lhes o melhor suporte com a manutenção tanto de equipamentos Kalmar existentes como de novos,“ agrega Johnny Medranda, Gerente de Vendas da Kalmar para a América Central e o Caribe. “Isto poderia incluir ferramentas valiosas como suporte remoto e Kalmar Insight, a ferramenta de gerenciamento de performance, a qual fornece dados sobre parâmetros chave tais como consumo de combustível e horas de uso.”

Kalmar RTGs at IPM Altamira

Tempo de parada reduzido, ciclos de trabalho mais rápidos e maior ecoeficiência

Tempo de parada reduzido, ciclos de trabalho mais rápidos e maior ecoeficiência
Atualmente os dois principais objetivos da IPM são minimizar o tempo de parada dos equipamentos e reduzir o tempo de permanência dos caminhões em Altamira. “Trabalhando junto com a Kalmar, temos certeza que poderemos alcançar estes objetivos e isso será importante para mantermos a relação próxima que temos com os agentes alfandegários locais e fornecedores logísticos,” diz Salvador. 


“Os nossos operadores de equipamentos e equipes de manutenção têm sido muito positivos sobre os equipamentos que compramos da Kalmar; de acordo com eles as máquinas da Kalmar são muito fáceis de operar e manter, o que significa que eles podem desempenhar seu trabalho melhor e, por outro lado, nós podemos oferecer melhores serviços aos nossos clientes,” ele continua. “Além disso, a IPM tem um imperativo de melhorar o desempenho ambiental através de um sério compromisso em se tornar mais correta ecologicamente. Estamos interessados em ver como os equipamentos da Kalmar e as soluções de serviço podem nos apoiar com este objetivo a partir de agora.” 

 

“A IPM já iniciou um novo capítulo da sua história com a implementação dos novos e mais ecoeficientes equipamentos da Kalmar em Altamira,”

diz Johnny. “Temos orgulho de sermos seus parceiros apoiando seus esforços de redução das emissões de CO2, o que se alinha com o objetivo da própria Cargotec de reduzir as emissões de CO2 de sua cadeia de oferta em um milhão de toneladas até 2024.”

Planos futuros ambiciosos baseados em estreita colaboração

Olhando para o futuro, Salvador está confiante de que o relacionamento com a Kalmar continuará a ser muito valioso para a IPM: “Apreciamos o relacionamento honesto e aberto que temos com os nossos contatos na Kalmar e contamos com eles para nos ajudar a identificar quais os equipamentos que precisaremos, onde precisamos melhorar e como otimizar nossas operações para dar suporte aos nossos planos ambiciosos de crescimento e melhorar nosso desempenho ambiental.”