A Nicaragua Machinery Company, uma empresa familiar que, desde 1944, é responsável pela comercialização, leasing, venda de peças de reposição e manutenção, é, nesse país da América Central, sinônimo de tecnologia em equipamentos portuários. 

Um de seus líderes de força de vendas é Scarleth Hernández, Representante da Divisão de Indústria e Energia, que comenta o processo de renovação de equipamentos em portos e terminais logísticos, o que a torna o principal fornecedor nicaraguense para esse setor.

"Sempre fomos conhecidos por representar marcas de primeira linha. De fato, temos suporte técnico e pós-venda, que nos permite estar entre as empresas mais sólidas em termos de apoio ao cliente", destaca Scarleth.

A NIMAC representa marcas de renome, por isso a Kalmar, com a qual estamos contribuindo para fortalecer os portos e instalações logísticas na Nicarágua.

"Introduzimos nossos primeiros equipamentos Kalmar em 2019. Nosso mercado na Nicarágua é relativamente pequeno. No entanto, a atividade tem crescido, e os portos têm sentido a necessidade de expandir e melhorar. Atualmente, estão sendo realizadas melhorias em nosso porto do Pacífico (Corinto), o maior enclave marítimo que temos no momento. Este porto têm depositado confiança no suporte que podemos oferecer como NIMAC com os equipamentos Kalmar", explica Scarleth.

O desempenho excepcional da Kalmar tem levado ao aumento das vendas, contribuindo para o desenvolvimento dos portos locais que estão passando por um processo de modernização sob a gestão do Estado.

"Recentemente, ganhamos uma licitação para fornecer 11 equipamentos, pois eles estão focados em expandir e nós estamos comprometidos em fornecer serviços abrangentes. Tem sido um esforço de equipe da NIMAC, à medida que nos integramos gradualmente. Inicialmente, tínhamos que identificar clientes em potencial que pudessem adquirir esse tipo de maquinaria. Depois, com a chegada dos equipamentos, nos concentramos no suporte e na atenção que podemos oferecer. Isso envolve serviços em geral, e temos feito um esforço conjunto como equipe da NIMAC para atender às necessidades dos clientes", detalha Scarleth.

"Além disso, além dos portos, também estamos trabalhando com centros logísticos. Atualmente, estamos introduzindo equipamentos específicos, como tratores de terminal. A resposta do cliente tem sido muito positiva", destaca ela.

O valor agregado fornecido aos clientes é fundamental para a NIMAC. Scarleth relata que tiveram clientes que pediram cotações e consultas, mas que, no final, compraram equipamentos usados da marca Kalmar no exterior. No entanto, ela enfatiza que isso não é um problema, pois "a venda está garantida". Essas compras iniciais levam a contratos de manutenção, demanda por peças de reposição e, posteriormente, aquisições de máquinas novas.

"Acredito que a Kalmar se encaixa bem com a filosofia que temos na NIMAC. Toda a nossa estrutura e nossas ações visam garantir que o cliente sinta que tem um apoio real em nós. Isso significa que não vendemos apenas com base no preço. No entanto, aqueles que escolhem a NIMAC estabelecem relacionamentos de longo prazo com nossa equipe porque oferecemos segurança, em um ambiente tão exigente quanto as operações logísticas", acrescenta Gastón Padilla, Gerente Comercial do Depto. de Peças de Reposição.

Padilla observa que "somos o país com mais limitações logísticas da América Central, com a menor infraestrutura portuária. Temos portos de águas profundas apenas no Pacífico apesar do acesso aos dois oceanos (Atlântico e Pacífico). No entanto, temos apenas um porto de águas profundas. Estamos prestes a ter uma ferrovia seca na Nicarágua com uma rodovia, o que significa que estamos finalmente conectando o Atlântico com o Pacífico. Somos parte del progresso que vem para os portos, oferecendo os melhores equipamentos e serviços aos nossos clientes."

Esse desenvolvimento também é uma oportunidade de crescimento para a NIMAC, consolidando sua posição de liderança no mercado.

"Algo que é importante enfatizar é que temos recebido um grande apoio da fábrica da Kalmar. Desde o início, trabalhamos de mãos dadas com a fábrica e sempre sentimos seu apoio. Quando precisamos de consultoria ou apoio junto ao cliente, eles estão dispostos a se deslocar e prestar suporte como distribuidor", complementa Scarleth.

"Isso é fundamental, pois tanto nós quanto o cliente sentimos que podemos contar com eles e com a fábrica para o suporte de nossas máquinas", enfatiza Gastón Padilla.

Essa parceria virtuosa, baseada na qualidade das máquinas da Kalmar e na força de venda da NIMAC, já resultou no fato de que 90% das máquinas do Porto de Corinto, o principal da Nicarágua, são da marca finlandesa. Isso pode levar a Kalmar a ampliar ainda mais sua presença nos portos e centros logísticos desse país centro-americano em pleno desenvolvimento.