A cultura de segurança de Kalmar tem como objetivo evitar lesões aos funcionários, assim como danos ao produto e às instalações. Ao mesmo tempo, procura aumentar a competitividade e evitar possíveis atrasos.

Ellen Costa, Gerente de Vendas de Serviços da Kalmar para Latam, diz que esta abordagem reforça a importância da segurança como elemento transversal e a importância do lado humano da indústria.  "Todos nós temos o dever e a responsabilidade de promover a segurança, independentemente da nossa área".

Costa vê as vendas como uma área importante para reduzir os riscos, porque as Vendas de Serviços trabalham em conjunto com outros departamentos, e porque Kalmar inclui a segurança desde o primeiro contato com um cliente potencial. "Nossas propostas comerciais incluem os altos padrões de Kalmar graças à comunicação com o departamento de QEHS e com os próprios clientes", enfatiza ela. 

Esta cooperação traz alguns benefícios muito interessantes. "Nossos processos e soluções oferecem não apenas alta produtividade, mas também máxima segurança", ela enfatiza.

 

Colocamos as pessoas em primeiro lugar

Marcelo Tardioli, Diretor de Vendas e Operações de Serviços da Latam, afirma que as pessoas estão em primeiro lugar: "Nosso ativo mais importante é nosso pessoal, nossos funcionários, clientes e parceiros. Garantir que todos voltem para casa com segurança todos os dias é mais do que nossa responsabilidade, é a nossa missão".

Para alcançar esta missão diariamente, Tardioli afirma: "Os membros da liderança dão seu total apoio para criar e manter uma cultura de segurança".  Investimentos em treinamento e equipamentos de segurança e iniciativas como a criação de um sistema completo de comunicação com uma reunião semanal para todos os funcionários para discutir segurança e riscos potenciais são algumas das iniciativas destinadas a prevenir possíveis acidentes. "Não tenho dúvidas de que continuaremos com o nível de excelência que temos hoje”, ressalta Tardioli. 

 

Fazer a coisa certa

Atingir e manter este alto nível de excelência tanto para os clientes quanto para os trabalhadores de Kalmar é também um objetivo diário para César Bugueño em seu papel de Gerente de Serviços no Chile.

Para ele, a segurança é a base para a construção de um negócio sustentável e boas relações com os clientes. "É também por isso que este fator fundamental está fortemente ligado à estratégia corporativa da Latam. É fazer a coisa certa", diz ele.

Bugueño diz que não há espaço para erros.  "A comunicação entre as equipes de administração e os trabalhadores é crucial para a prevenção", ressalta ele.

Para este fim, os funcionários da Kalmar receberam a autoridade de interromper uma operação no campo se considerarem que as condições de segurança não foram cumpridas. "Há uma maneira de fazer isso. O processo inclui uma comunicação clara com o cliente. Nossos trabalhadores são nossos representantes, nossa imagem. Eles desempenham um papel importante na configuração da indústria", ressalta Bugueño.

 

Semana da Segurança em Kalmar

Para reforçar o trabalho diário em equipe, Kalmar organizou recentemente seu primeiro evento "Semana da Segurança" que reuniu todos os funcionários da LATAM para aprender mais sobre segurança e para desenvolver novas iniciativas. A agenda incluiu workshops, competições e treinamento com especialistas externos. Houve também uma iniciativa para desenvolver ideias de melhorias da equipe.

Jasmin Ramirez, Gerente de QEHS da Latam, ressalta a importância do envolvimento dos funcionários: "Temos a sorte de ter grandes pessoas com idéias brilhantes. Este tipo de evento nos permitiu reunir trabalhadores de vários departamentos para ter uma discussão e apresentar as melhores iniciativas".

"Trabalhadores e gerentes trabalham juntos para alcançar objetivos comuns. Todo o trabalho em equipe é feito em cooperação com o cliente", explica ela. Além disso, Ramirez nos lembra que existe um programa trimestral chamado 'Safety Champion' para destacar as boas práticas dentro da equipe. Os próximos vencedores serão anunciados em janeiro de 2022. 

Este gerente também insiste na ideia de responsabilidade coletiva onde todos contribuem para alcançar os objetivos comuns.

Uma ferramenta on-line tudo em um

A Kalmar opera em cerca de trinta países da LATAM através de uma ampla rede de funcionários e revendedores. Esta área geográfica compreende muitas particularidades e diferenças importantes, como por exemplo, diferentes legislações.

Para colocar todas as informações e recursos de segurança em um só lugar, Kalmar lançou o “Espaço HSE”. Esta plataforma coleta documentos de segurança, metas, avaliações de risco, relatórios mensais, leis nacionais, notícias Covid, contatos, treinamento, métodos de trabalho e outros dados relacionados.

Os funcionários podem simplesmente fazer login e encontrar tudo o que precisam, de modo que os dados relevantes não sejam dispersos em vários lugares. "Será muito útil para nós, pois temos países e regiões com necessidades diferentes". Usaremos estas informações para melhorar nossas propostas e serviços", comenta Ramirez.

 

Segurança no campo

Há sempre a necessidade de atualizações constantes sobre a segurança, pois ela está evoluindo rapidamente. Arnulfo Arias trabalha como Líder de Equipe de Serviço para o México, a América Central e o Caribe. Em sua posição, ele auxilia clientes e novos agentes, e sente que eventos como a Semana de Segurança desempenham um papel importante em seu trabalho: "Kalmar tem um compromisso com a segurança, por isso devemos continuar a nos esforçar para melhorar ainda mais".

Ele cita um exemplo, de avaliação de riscos e como são feitas melhorias, relacionado ao processo de lockout e tagout. "Nós tínhamos sistemas de Lockout e tagout, mas vimos que eles não se aplicavam a todos os equipamentos. Graças a esta avaliação, hoje temos sistemas eficientes e seguros de bloqueio e etiquetagem para nossas operações".

Por outro lado, Lucas Fernandes, como Engenheiro de Serviços, enfrenta desafios de segurança semelhantes. Ele apoia os clientes na manutenção de seus equipamentos e também realiza entregas técnicas. "Sempre analisamos o ambiente de trabalho antes de iniciar cada atividade, verificando potenciais pontos de risco e formas de mitigá-los", explica ele.

Como diz Jasmin Ramirez, "Nosso negócio só tem sucesso se atingirmos os objetivos sem comprometer a segurança e a saúde de nossos trabalhadores ou clientes".